CQL - conhecimento que liberta
Plano de Aula: Mais Que Presentes — O Valor do Natal
O Natal e os valores humanos: solidariedade, respeito e amor ao próximo.
Por Prof. João Carvalho
12/10/20252 min read


Componente Curricular: Ensino Religioso (articulado com Língua Portuguesa, Artes e Projeto de Vida)
Ano: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 a 4 aulas (adaptável)
Tema Geral: O Natal e os valores humanos: solidariedade, respeito e amor ao próximo.
Objetivos de Aprendizagem
Compreender que o Natal possui significados culturais, religiosos e afetivos além dos presentes materiais.
Refletir sobre valores para a convivência: empatia, gratidão, respeito, compaixão e colaboração.
Desenvolver habilidades de expressão oral, escrita e artística.
Valorizar vivências familiares e comunitárias relacionadas ao Natal.
Habilidades BNCC (atualizadas)
Ensino Religioso
EI01EO – Reconhecer diferentes crenças, tradições e símbolos presentes nas celebrações do Natal.
EI03EO – Analisar os valores presentes em diferentes modos de celebrar datas e festividades.
EI04EO – Expressar, por meio de relatos, arte e dramatizações, interpretações sobre narrativas religiosas de amor e solidariedade.
Língua Portuguesa
EF12LP01 / EF35LP01 – Escutar, compreender e relatar experiências e ideias.
EF12LP05 / EF35LP04 – Produzir textos simples relacionados ao tema trabalhado.
Arte
EF15AR01 / EF15AR03 – Criar expressões visuais a partir de experiências pessoais e culturais.
Projeto de Vida
EF15PV06 – Reconhecer atitudes que contribuam para o bem-estar próprio e coletivo.
Obs.: A numeração das habilidades pode ser ajustada conforme o sistema adotado pelo colégio.
Competências Socioemocionais
Empatia
Autoconsciência
Cooperação
Responsabilidade social
Conteúdo
Origem do Natal e seu significado.
Representações culturais do Natal.
Valores humanos (solidariedade, amor, partilha).
Recursos Didáticos
Vídeos sobre o Natal e seus valores
Músicas natalinas
Cartolinas, lápis de cor, revistas para colagem
Caixa de sapato ou envelope para atividade solidária
Desenvolvimento das Aulas
1º Momento – Conversa inicial e acolhimento
Roda de conversa com perguntas norteadoras:
O que o Natal significa para você?
O que é mais importante no Natal: presentes ou pessoas? Por quê?
Registrar no quadro as ideias principais.
2º Momento – História e reflexão
Leitura ou vídeo sobre o verdadeiro sentido do Natal:
Sugestões de abordagens:
História do nascimento de Jesus (recorte pedagógico, respeitando diversidade religiosa)
Conto sobre solidariedade
Discussão com a turma: Quais valores aparecem na história?
3º Momento – Atividade por Níveis
1º e 2º anos
Desenho e relato oral:
"Meu Natal perfeito tem mais que presentes… tem _________."
3º ao 5º anos
Produção textual curta:
"Natal é tempo de…" focando atitudes e sentimentos positivos.
4º Momento – Projeto: “Caixa do Amor ao Próximo”
A turma cria uma caixa solidária, onde cada aluno contribui com:
Uma mensagem positiva
ou Item para doação (higiene, brinquedo, alimento etc.)
A caixa deve ser decorada com palavras e símbolos sobre o verdadeiro valor do Natal.
Ao final, realizar a entrega para alguma instituição, família ou pessoa da comunidade.
5º Momento – Socialização
Exposição dos desenhos e textos
Apresentação oral voluntária dos alunos
Registro via fotos e mural
Se desejado: apresentação de uma cantiga natalina.
Avaliação formativa considerando:
Participação e postura nas discussões
Demonstração de valores como respeito e colaboração
Criatividade e organização nas atividades
Clareza das ideias nas produções escritas e orais
Adaptações Inclusivas
Uso de imagens e pictogramas para estudantes com dificuldades de comunicação
Permitir gravação de áudio no lugar da escrita, se necessário
Trabalho em duplas ou grupos pequenos
Produto Final Opcional
Árvore dos Valores do Natal
Cada aluno escreve em um enfeite um valor importante para o Natal e monta-se uma árvore coletiva para decorar a escola.
