CQL - conhecimento que liberta

Plano de Aula: Mais Que Presentes — O Valor do Natal

O Natal e os valores humanos: solidariedade, respeito e amor ao próximo.

Por Prof. João Carvalho

12/10/20252 min read

Componente Curricular: Ensino Religioso (articulado com Língua Portuguesa, Artes e Projeto de Vida)
Ano: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 a 4 aulas (adaptável)
Tema Geral: O Natal e os valores humanos: solidariedade, respeito e amor ao próximo.

Objetivos de Aprendizagem

  • Compreender que o Natal possui significados culturais, religiosos e afetivos além dos presentes materiais.

  • Refletir sobre valores para a convivência: empatia, gratidão, respeito, compaixão e colaboração.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral, escrita e artística.

  • Valorizar vivências familiares e comunitárias relacionadas ao Natal.

Habilidades BNCC (atualizadas)

Ensino Religioso

  • EI01EO – Reconhecer diferentes crenças, tradições e símbolos presentes nas celebrações do Natal.

  • EI03EO – Analisar os valores presentes em diferentes modos de celebrar datas e festividades.

  • EI04EO – Expressar, por meio de relatos, arte e dramatizações, interpretações sobre narrativas religiosas de amor e solidariedade.

Língua Portuguesa

  • EF12LP01 / EF35LP01 – Escutar, compreender e relatar experiências e ideias.

  • EF12LP05 / EF35LP04 – Produzir textos simples relacionados ao tema trabalhado.

Arte

  • EF15AR01 / EF15AR03 – Criar expressões visuais a partir de experiências pessoais e culturais.

Projeto de Vida

  • EF15PV06 – Reconhecer atitudes que contribuam para o bem-estar próprio e coletivo.

Obs.: A numeração das habilidades pode ser ajustada conforme o sistema adotado pelo colégio.

Competências Socioemocionais

  • Empatia

  • Autoconsciência

  • Cooperação

  • Responsabilidade social

Conteúdo

  • Origem do Natal e seu significado.

  • Representações culturais do Natal.

  • Valores humanos (solidariedade, amor, partilha).

Recursos Didáticos

  • Vídeos sobre o Natal e seus valores

  • Músicas natalinas

  • Cartolinas, lápis de cor, revistas para colagem

  • Caixa de sapato ou envelope para atividade solidária

Desenvolvimento das Aulas

1º Momento – Conversa inicial e acolhimento

Roda de conversa com perguntas norteadoras:

  • O que o Natal significa para você?

  • O que é mais importante no Natal: presentes ou pessoas? Por quê?

Registrar no quadro as ideias principais.

2º Momento – História e reflexão

Leitura ou vídeo sobre o verdadeiro sentido do Natal:
Sugestões de abordagens:

  • História do nascimento de Jesus (recorte pedagógico, respeitando diversidade religiosa)

  • Conto sobre solidariedade

Discussão com a turma: Quais valores aparecem na história?

3º Momento – Atividade por Níveis

1º e 2º anos
Desenho e relato oral:
"Meu Natal perfeito tem mais que presentes… tem _________."

3º ao 5º anos
Produção textual curta:
"Natal é tempo de…" focando atitudes e sentimentos positivos.

4º Momento – Projeto: “Caixa do Amor ao Próximo”

A turma cria uma caixa solidária, onde cada aluno contribui com:

  • Uma mensagem positiva
    ou Item para doação (higiene, brinquedo, alimento etc.)

A caixa deve ser decorada com palavras e símbolos sobre o verdadeiro valor do Natal.

Ao final, realizar a entrega para alguma instituição, família ou pessoa da comunidade.

5º Momento – Socialização

  • Exposição dos desenhos e textos

  • Apresentação oral voluntária dos alunos

  • Registro via fotos e mural

Se desejado: apresentação de uma cantiga natalina.

Avaliação formativa considerando:

  • Participação e postura nas discussões

  • Demonstração de valores como respeito e colaboração

  • Criatividade e organização nas atividades

  • Clareza das ideias nas produções escritas e orais

Adaptações Inclusivas

  • Uso de imagens e pictogramas para estudantes com dificuldades de comunicação

  • Permitir gravação de áudio no lugar da escrita, se necessário

  • Trabalho em duplas ou grupos pequenos

Produto Final Opcional

Árvore dos Valores do Natal
Cada aluno escreve em um enfeite um valor importante para o Natal e monta-se uma árvore coletiva para decorar a escola.